Postagens

Mostrando postagens de julho, 2016

Julho...

Imagem
Finzinho de domingo Últimas horas do mês de julho Mês em que nasci em 1970... lá se vão 46 primaveras Vi tantos Jasmins e Margaridas nascerem  Uma infinidades  de Cravos e Rosas Murcharem Muitas ervas daninhas a esconder-se em meio aos trigais Muitas terras pedregosas machucaram-me as mãos Outras tantas terras férteis acariciaram-me os pés Driblando as reticencias Superando os paradoxos De menina roceira Me fiz mulher "meio filosofa" Ando até a brincar de juntar palavras Quebrar rimas, fazer versos Ensaiar cantigas de ninar para fazer dormir meus filhos Declamar poemas para um amor platônico Pós balzaquiana sigo os rastros da Aurora Aquela de tranças de ouro e dedos de rosas Rescrevendo à Homero minha própria odisseia! Recebo Agosto de braços, coração e alma aberta!

O Rio de Heráclito!

Imagem
Não só porque é Domingo! Vou cá arriscar alguns versos Pra saudar a vida que pulsa para além de mim Vida que segue seu curso Como o rio de Heráclito! A cada manhã outra vez me dispo Me jogo sempre de cabeça Por vezes me vejo flutuar em águas serenas Quase sempre afundo em turvas correntes Chego ao fundo e sem escolha Nado pra cima em busca de ar Alcanço as margens Inerte deixo que os raios de sol me sequem o corpo Enquanto os ventos elevam minha alma As nuvens maternalmente me acolhem e embalam E quando chegar a Segunda-feira Eu já não serei a mesma!

"ESCOLA SEM PARTIDO?" Escola sem pensamento Crítico não é Escola!

Imagem
DOCUMENTO DAS ENTIDADES EM DEFESA DO PENSAMENTO CRITICO NAS ESCOLAS Pare, Reflita,Tome Partido...Se posicione! http://twibbon.com/support/escola-sem-obscurantismo-2… Veja abaixo a íntegra do manifesto: Em defesa da educação democrática Nós, educadores e profissionais atuantes no segmento da produção de material didático (professores, pedagogos, acadêmicos, editores, autores), aqui representados pela Abrale – Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos, e pela Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, vimos a público defender os princípios da Escola Democrática, princípios esses garantidos pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Defendemos a educação escolar vigente, como determina a Constituição Federal Brasileira, principalmente no seu Artigo 206 que, entre outros, determina (...) “ I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisa

Um pouco disso misturado com aquilo!

Imagem
Assim é a vida... um pouco disso misturado com aquilo, um que de mistério que desperta paixão que renova a cada amanhecer o mesmo sorriso da meninice, o mesmo e sempre primeiro sorriso a seguir deslumbrado os rastos da aurora de tranças de ouro e dedos de rosa!

O Sol e a Lua

Imagem
Diz uma antiga lenda... "Quando o Sol e a Lua  se encontraram  pela primeira vez  eles apaixonaram-se perdidamente  e a partir dai  comecaram a viver um grande amor.  Acontece que o mundo ainda nao existia  e no dia em que Deus resolveu cria-lo  deu ao Sol e a Lua o toque final: O BRILHO!  Ficou tambem decidido  que o Sol iluminaria o dia  e que a Lua iluminaria a noite.  Sendo assim, o Sol e a Lua  seriam obrigados a viverem  separados para sempre.  Abateu-se sobre eles  uma grande tristeza  quando tomaram conhecimento  de que nunca mais se encontrariam.  A Lua foi ficando cada vez mais amargurada  mesmo com o brilho que Deus lhe havia dado  tornando-se cada vez mais solitaria.  O Sol, por sua vez havia ganho um titulo  de nobreza, o de "Astro-Rei", mas isso  tambem nao o fez feliz.  Deus entao chamou-os e explicou-lhes:  "Voces nao devem ficar tristes, porque agora  ambos possuem um brilho proprio".  "Tu Lua, ilumin

Madrugada

Imagem
Fim de noite Antes de ir para o berço Antes de fazer minhas preces Nesta horinha da madrugada Quando a aurora prepara a alvorada Calo a razão Deixo transbordar as coisas do coração Sorrio pra mim mesma Me encanto das lembranças que trago Me faço poetisa Vou juntado as letras, meio de qualquer jeito Não uso rascunho Me publico assim mesmo!

Eu...

Imagem
Eu... Minhas reticencias... Utopia possível... Alice pulando amarelinha perdida entre tijolos amarelos! sigo as fases da lua... Há dias que quero ser tua Hoje somente minha! Eu... existência em contemplação regrando meu jardim onírico pacientemente espero o crisalidar vou ganhando cores... não tardo a voar! Mas gosto que me acaricie os pelos E só mostro as garras se você me ameaçar Não precisa ter medo Vem cá!!!

Girassol!

Imagem
Porque todo dia pode ser domingo! Porque é domingo o relógio não despertou Sai cedo da cama Passei preguiçosamente o café E cá estou a ruminar ... ... ... Quarenta e cinco anos vividos Os primeiros lá na roça Plantando rosas Colhendo cenouras Deitada no gramando Lendo história que as nuvens desenhavam Rabiscando corações nos troncos de arvores. Aos quinze pintando a cara Caminhando contra o vento Falando de flores e derrubando presidente. Me fiz semente... Plantei estrelas Vesti vermelho Me auto flagelei Puberfei a puberfose me metamorfosei! Preludiei o Apocalipse Recriei a criação Sangrei na Cruz por Paixão Renasci na manjedoura Sem tento, Sem terra fiz-me multidão juntei-me a outras bocas famintas Juntos aprendemos a dizer não! Não a injustiça, não a opressão! Os sonhos que antes sozinha eu sonhava Tornaram-se projetos de realizações. ... ... ... Não só porque é domingo Mas porque todo dia pode ser domingo Vou quebrar a rima E plantar girassol!

Nadismo criativo!

Imagem
Porque é segunda feira Somente e tão somente porque estou de ferias Dormi até bem tarde Acordei assim meio preguiçosa Com muita vontade de fazer nada Me deixar aqui a espiar o mundo inerte diante da minha janela virtual! Bora lá então...nos permitir instantes de nadismo criativo!

Hoje acordei assim> Sábio Chines!

Imagem
Hoje eu tive um sonho...!!! Sonho de sonhadora... Maluca que sou me fiz a borboleta que Raulzito cantou! Achei que era um sábio chinês... Corri descalça pela ca mpina molhada... Saudei o Sol, menino travesso... Brinquei de esconde-esconde... Cantei ciranda... Vi o velho Cravo vermelho enamorado... A Rosa branca a desabrochar! A tarde cair... A Lua surgir... Eu a dormir!!! http://youtu.be/QzxFGXjj9bw

O Bicho (Manuel Bandeira)

Imagem
Ah essa mania de filosofar poetizando e fazendo reflexão critica sobre a vida! Prazer e dor, encantamento e espanto Retinências mil... O azul do céu e o calor  do sol... O Café com leite e pão de queijo na padaria... O ar seco, quase irrespirável... A imbecilidade dos que provocam queimadas... A carestia, o preço do feijão e o mercado lotado! Não me passou desapercebido a menininha loira brincando O Cachorrinho branco arrastando uma corrente na rua O moço moreno de olhar perdido, tão jovem aquele moço... Roupas sujas, pés descalços, tão desumanizado... Talvez meus olhos tenham me enganado... Não era um Homem... Meu Deus era o Bicho... O Bicho que ontem causou espanto em Bandeira!